ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

10 Dicas para um Recém-Formado em Odontologia

1- Não monte sua clínica ou consultório! Calma, explico! Antes de você montar seu próprio consultório, siga a segunda dica.

2- Faça bons Networks durante a graduação, veteranos, professores, amigos de Congressos, amigos de Jornadas ou Jogos Odontológicos… podem ser prováveis empregadores para um recém-formado. E, depois de formado procure amigos, o...u veteranos que já tenham uma clínica montada para poder trabalhar. Conhecer o empregador é o melhor currículo vittae que você pode entregar.

3- Trabalhe como clínico geral e faça muita clínica geral! Nos primeiros anos de formado, faça de tudo, prótese, endodontia, cirurgia, periodontia… Percebo hoje, que muitos dentistas tem uma falta de visão de planejamento de tratamento por não ter tido experiência em outras áreas. Aquele ditado que diz que "Na teoria a prática é outra", vale para Odontologia.

4- Não saia da graduação desesperado por uma especialização! Ao contrário do que você pensa, seus pacientes não querem um profissional que saiba muito de pouco, mas sim um pouco de tudo! Hoje, encaminhar um paciente para um especialista torna-se perigoso, porque você não sabe se ele vai voltar ao seu consultório! Por isso, os primeiros anos são fundamentais para aprender a trabalhar numa clínica, em equipe e não especializando-se.

5- Leia muito! Dentista tem preguiça até de ler a bula dos materiais que usa no dia-a-dia! Depois, bota culpa no material que é ruim ou no protético que não sabe montar uma PT em cima da sua moldagem "perfeita"! Informação não pesa, ainda mais se for da área odontológica, irá te dar prazer! Nem que seja a revista a APCD, ou os Blogs de Odontologia. Fique por dentro pelo menos da sua profissão! Ela é mais dinâmica do que você imagina!

6- Nunca, mas nunca fale mal do trabalho de colegas de profissão para o paciente! Acredite, isto só volta pra você mesmo! Vários irão pedir uma segunda opinião para você, falando mal de outro profissional! Visão budista para o assunto: ache o lado positivo do assunto ou situação. A maioria deles está querendo testá-lo para conseguir uma consulta gratuita. Quebre esta corrente cobrando a sua consulta! Se ele não quer pagar, é melhor perdê-lo!

7- Valorize sua profissão! Desde sua formação coloque como meta primordial! Só assim poderá se orgulhar dela e colher os frutos no futuro!

8- Pense na sua aposentadoria desde o dia em que se formou! O tempo passa muito rápido, e o seu vigor de recém-formado uma hora acaba!

9- Monte sua clínica! Depois de acumular experiência, dinheiro e até um ou mais sócios, monte a sua clínica! Cursos como o Empretec do SEBRAE, ou os vários cursos de empreendedorismo na Odontologia, darão respaldo e segurança para um futuro próspero.

10- Relaxe nos fins de semana e curta com a família, pois nada é mais precioso do que os momentos que você passa com ela.

E isso não tem preço!!!

fonte: Blog Ortodontia para Todos