ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Energético prejudica os dentes

Para aguentar o ritmo de tantos dias de festa, muita gente apela para o energético, ainda mais com a mistura famosa da bebida com vodka ou uísque, que caiu no gosto dos adolescentes. Além dos riscos já conhecidos da combinação para o corpo – como palpitações, convulsões, desidratação –, as bebidas energéticas podem causar danos irreversíveis aos dentes.
Segundo um estudo publicado na Academia Geral de Odontologista, nos Estados Unidos, os níveis elevados de acidez pode ter um efeito corrosivo no esmalte dos dentes. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisar nove bebidas energéticas.
Durante cinco dias, quatro vezes ao dia, amostras de esmalte de dente humano eram colocadas no líquido por 15 minutos e depois na saliva artificial por mais duas horas. O autor do estudo Poonam Jain, da Universidade de Southern Illinois, explica que esse tipo de teste simula a exposição que as pessoas submetem seus dentes quando bebem um energético a cada poucas horas.
O estudo afirma, ainda, que o dano no esmalte é irreversível, o que deixa os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade. Para minimizar o prejuízo, é recomendado esperar até uma hora depois de consumir este tipo de bebida para escovar os dentes. Dessa forma é possível prevenir que a acidez se espalhe pela superfície dentária.

fonte e imagem: Site Terra