ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acupuntura é alternativa para tratamentos odontológicos


Sempre em busca de alternativas cada vez melhores para os pacientes, gerando mais conforto e bem estar, a comunidade científica encontrou mais uma aliada para realização dos procedimentos odontológicos, a acupuntura.
De autoria do professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Rodrigo Galo, o estudo comparou a eficácia da terapia de acupuntura com o tratamento convencional em pacientes com disfunção temporomandibular. Podendo provocar dores de cabeça, dores de ouvido e zumbido, cansaço dos músculos da mastigação e dificuldade para abrir a boca, a disfunção afeta adultos e crianças.
No tratamento convencional o paciente utiliza uma placa estabilizadora durante a noite. Confeccionada de material rígido, a placa tem função de aliviar as articulações, relaxar os músculos da região e proteger os dentes do desgaste.
O professor concluiu, por meio da pesquisa, que sessões de acupuntura têm a mesma eficácia da utilização da placa. “O resultado positivo vai além da comprovação de que o método é efetivo, existe a comodidade também. A placa deve ser utilizada pelo paciente, toda noite, por aproximadamente 8 horas, que é a quantidade indicada de sono por noite. Já as sessões de acupuntura têm duração média de 20 minutos, uma vez por semana. É muito mais confortável para o paciente”, diz Galo.
Além de poder ser utilizada no tratamento da disfunção temporomandibular, a acupuntura é alternativa também para o pós-operatório de cirurgias em terceiros molares. Em pesquisas na FORP, pacientes que passaram por sessões com as agulhas antes e logo depois da cirurgia revelaram uma redução na necessidade de consumo de analgésico, principalmente nas primeiras horas após o procedimento cirúrgico.

fonte e imagem: Dental Press