ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 2 de maio de 2010

Aparelhos Ortodônticos

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito relacionamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evita-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação têmporo-mandibular.
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis.
Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento.
Já os fixos, compostos de brackets colados aos dentes, estão mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação maior dos dentes impedindo inclinações indesejáveis.
O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do Ortodontista.
Cuidados, higienização e manutenção dos aparelhos ortodônticos para você que está em tratamento ortodôntico:

Aparelho fixo: A partir do momento que se coloca o aparelho fixo o paciente não deverá mais usar os dentes anteriores (da frente) para cortar alimentos (cenoura, maçã, sanduíches, churrasco,etc...), corte sempre com a faca e evite alimentos pegajosos ou que contenham muita fibra (chicletes, pipoca, manga, cana de açúcar, balas de goma, nozes, etc...).
Após as ativações do aparelho é normal que o paciente sinta dor nos três primeiros dias , caso você não consiga mastigar substitua a alimentação por líquidos e pastosos e se a dor permanecer por mais de três dias avise ao seu Ortodontista.Em caso de quebra do aparelho, se estiver machucando as bochechas, a boca, ou soltar algum brackets ou fio, telefone para seu Ortodontista para antecipar a consulta e nunca remova o aparelho por conta própria.

Higienização:Deve ser feita imediatamente após as refeições. Se estiver usando elásticos inter-maxilares retire-os, use escova dental de cabeça pequena e cerdas macias ou escova dental ortodôntica lembrando –se de trocá-la a cada dois ou três meses.

Aparelho móvel:Cuidados: Usar o aparelho removível a quantidade certa de horas determinada pelo ortodontista ao dia; sempre que remover o aparelho guardar em estojo apropriado; não embrulhe em guardanapos ou guarde no bolso.É permitido beber água com aparelho, porém sucos e refrigerantes não devem ser ingeridos com o aparelho; nunca se deve colocar o aparelho após as refeições sem antes ter escovado os dentes.Ativar o aparelho e trocar os elásticos conforme as recomendações.O aparelho removível pode pressionar os dentes mas nunca deve machucar.Uma sensação dolorosa é normal acontecer nos três primeiros dias após a ativação.A dor não deve ser insuportável e não deve ultrapassar os três primeiros dias.Caso isso aconteça avise ao seu Ortodontista.Caso não possa usar o aparelho removível (falta de adaptação, quebra, estiver machucando), guarde –o no estojo apropriado ou recipiente com água, e telefone para o seu Ortodontista imediatamente, para que ele possa antecipar a consulta.Se perder o aparelho faça o mesmo.

Higienização:Deve ser feita sempre quando for escovar os dentes.Escove também o aparelho, segurando-o pelo acrílico e nunca pelo fio.Para evitar mau cheiro do aparelho removível coloque-o depois de escovado em meio copo de água com uma colher de sopa de água oxigenada volume 10 ou 1 colher de sobremesa de bicarbonato.Deixe o aparelho na solução por 30 minutos.

fontes:http://odontologika.uol.com.br
http://pt.wikipedia.org
Autor:Dr.Marcos Alexandre Yamanaka http://marcosalexandrey.blogspot.com/