ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cárie de Mamadeira (Cárie Rampante)

É uma doença que acomete a dentição decídua (“dentes de leite”)dos bebês e está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados através de mamadeiras durante a noite.
Depois da mamada, o leite fica estagnado na boca da criança. Além disso, a salivação da criança diminui durante o sono. Esses fatores, associados a uma má higiene da boca, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças.

É uma cárie aguda, extremamente agressiva, provoca muita sensibilidade, de evolução rápida, ocasionando grande destruição num curto espaço de tempo.
As lesões ocorrem normalmente em todos os dentes superiores, mais severamente nos incisivos(dentes da frente), também nos inferiores primeiro e segundo molares(dentes do fundo). Atinge todas as faces do dente, deixando-o totalmente destruído.
Clinicamente ela se inicia com manchas esbranquiçadas nos incisivos superiores e inferiores, que mais tarde se não removido o hábito, podem vir a formar grandes cavidades(cárie), muitas vezes comprometendo a polpa e destruindo sua coroa clínica
O primeiro passo no tratamento deste tipo de cárie, seria a conscientização da mãe, sugerindo a suspensão da alimentação noturna por mamadeira, em crianças maiores. Nas crianças menores, a mãe precisa higienizar a boca da criança após a mamadeira, com uma gaze com água limpa ou se possível escovando os dentes da criança.
Para que possamos reduzir o potencial cariogênico da mamadeira, é aconselhável que retire o açúcar da mesma.

Com relação ao tratamento, realmente existe e tem que ser feito o quanto antes , para alívio do sofrimento da criança.
O primeiro passo é procurar um Odontopediatra.
Ele irá examinar o caso e se constatado que se trata realmente desta patologia, dará seqüência ao procedimento mais adequado, que pode variar da adequação do meio e posterior restauração. Esta etapa é feita através da aplicação de substâncias como flúor, clorexidina e outras e da restauração provisória dos dentes com material do tipo ionômero de vidro (pela sua facilidade de execução e capacidade de receber recarga e liberar flúor).
O tratamento é complexo e demorado, no entanto a parte mais difícil é com relação à própria criança (que geralmente não colabora, devido à idade) e à sintomatologia que a criança esta passando, pois se é difícil para o dentista fazer o tratamento em uma criança saudável, imagine em uma criança que está com dor.

Por isso devemos procurar um bom profissional, que esteja qualificado para dar seqüência ao tratamento.


fontes:
http://guiadobebe.uol.com.br
Autores:Dra.Aline Nahás Matiello (Cirurgiã-Dentista) http://www.saudevidaonline.com.br
Dr.Marcelo Silva Monnazzi (Cirurgião-Dentista) http://www.saudenainternet.com.br

Imagem: http://www.saudevidaonline.com.br