ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





quinta-feira, 6 de maio de 2010

Infecção Na Boca Pode Provocar Ataque Cardíaco

Pouca gente sabe, mas uma infecção na boca pode agravar doenças como diabetes e até provocar um ataque cardíaco. A reportagem mostra o que causa os principais problemas na gengiva.
Um cirurgião dentista, professor da Universidade de Brasília, diz que a principal causa das inflamações na gengiva é a placa bacteriana. Ela aparece por causa da falta de higiene adequada na boca. O dentista explica os sinais que indicam o problema. “Toda gengiva inflamada ela sangra e muito. É um sangramento abundante, né? Não é aquele sanguinho que às vezes você machuca a gengiva logo depois para de sangrar”, diz o dentista Edson Dias.
Carolina usou aparelho durante dez anos e não gosta nem de lembrar do que sofreu com problemas na gengiva. Agora redobrou a atenção com a higiene bucal. “Passei ter muito cuidado com limpeza, e tudo isso pra não trazer outros problemas, né?”, diz ela.
O professor lembra que as inflamações na gengiva podem levar até mesmo a um enfarto se a pessoa já sofre do coração e a outras doenças graves. “Existem trabalhos mostrando a questão dessa situação bucal com agravamento de diabetes, com alterações durante a gestação, podendo levar a um parto prematuro”, diz o dentista.
Na hora de decidir entre dezenas de produtos que estão nas prateleiras a orientação é use uma escova pequena com cerdas macia, pasta de dente, de preferência com flúor e se quiser um enxaguatório bucal, vale o alerta. O produto não deve ser usado diariamente, mas com a recomendação do dentista, por exemplo, depois de uma cirurgia.
Ao escolher procure os produtos que não têm álcool. “O álcool agride a mucosa. Então uma vez ou outra a pessoa usar não causa muito problema, mas o uso rotineiro de uma substância com álcool ele vai produzir esta agressão na mucosa, dia a dia e em anos ele pode levar a uma consequência mais séria”, diz o dentista.
A dentista Soraya Leal, Odontopediatra e professora da UNB, explica se o enxaguatório bucal resolve o problema de quem tem mau-hálito.
“Todo o produto quando bem indicado ele pode resolver o problema. O que acontece é que nós temos uma grande variedade de enxaguatórios bucais e dependendo da situação o enxaguatório vai mascarar o quadro de halitose do indivíduo. Aqueles enxaguatórios que têm muito álcool podem inclusive agravar a situação do paciente”, diz a dentista.
“Qual é a diferença entre as escovas e fios dentais existentes no mercado?”, pergunta a repórter. “Com relação ao fio dental existem aqueles específicos para quem usa aparelho e a gente tem o convencional, a fita e o fio ultrafino.
A indicação deles varia de acordo com a separação que existe entre os dentes e com o próprio conforto do paciente. O ideal é ter em média 40 centímetros, a gente vai enrolar nos dedos e passar nos espaços. O fio deve abraçar a gengiva e ser removido.
O ideal é não usar novamente a parte do fio que ficou contaminada em outro dente e usar uma parte limpa pra limpar a próxima região. Se não tiver este cuidado a gente vai levar resíduo de uma parte pra outra”, diz a dentista.

fonte:http://g1.globo.com/jornalhoje

Imagem:http://www.purabellezza.blogspot.com