ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fumar Faz Mal a Saúde Bucal

No quesito saúde bucal, os efeitos do cigarro vão de mau hálito à precoce perda dos dentes.
Segundo uma pesquisa feita durante 12 anos na Johns Hopkins University (EUA), quem fuma pode ficar desdentado antes da hora, especialmente se o viciado for do sexo feminino.As mulheres fumantes têm 67% mais chances de perder seus dentes do que as não-fumantes. Cortar de vez o cigarro ou diminuir seu consumo pode retardar o processo.
Os fumantes têm o dobro de chances de desenvolver doenças do periodonto (conjunto que sustenta os dentes) em relação aos não-fumantes.
A saúde bucal dos fumantes é mais frágil porque o tabaco diminui a resposta imunológica a bactérias. O monóxido de carbono presente na fumaça que é ingerida pelo fumante reduz a concentração de oxigênio e inibe a movimentação de glóbulos brancos, reduzindo sua capacidade de destruir bactérias.
Outros elementos químicos presentes na fumaça do cigarro podem diminuir ainda mais a resistência dos tecidos do periodonto. Esses elementos são absorvidos pelas raízes dos dentes. Os fumantes ainda apresentam a superfície das gengivas escurecida, por pigmentação com melanina.
A falta de anticorpos também pode contribuir para que o fumante desenvolva halitose (mau hálito). Como se não bastasse, outros estudos também estão sendo feitos para demonstrar os danos causados pelo cigarro ao esmalte dos dentes, fazendo com que eles também, além das gengivas, fiquem escuros.
O tabaco é responsável por mais de 90% dos tumores de cavidade oral entre os homens e 60% entre as mulheres. Além disso é responsável por 90% das mortes relacionados a estes cânceres.
Todas as formas de consumo de tabaco estão associados a este câncer:cigarro, cachimbo, charuto, etc.

Os cuidados específicos para os fumantes seriam a ida periódica ao consultório do seu cirurgião-dentista e o controle com sua higiene oral.
Quem ainda insiste fumar, atenção às orientações:
Além da higiene oral, que deve ser aumentada, e as visitas periódicas ao cirurgião-dentista, é importante também a realização do auto-exame de boca para avaliar a presença de manchas, de nódulos, de alguma lesão que possa ser diagnosticada ainda em fase precoce,recomendou Dra.Daliana Queiroga (Cirurgiã-Dentista).

Mas mais importante do que isso é parar de fumar agora mesmo o que irá reduzir consideravelmente riscos sérios para sua saúde.


fontes:
www.bhservico.com.br (Folha de São Paulo)
http://www.unimedjp.com.br
http://www.abraoh.com.br Por:Dr. Ricardo Kroef (Hospital Santa Rita - Santa Casa de Misericórdia)
Imagem:http://www.bhservico.com.br