ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





domingo, 2 de maio de 2010

Câncer Bucal


É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.Outros fatores são a má higiene bucal ,uso de próteses dentárias mal-ajustadas,exposição ao sol sem proteção.

Sintomas:

· O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana;
· Ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não);
· Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal;
· Dificuldade para falar, mastigar e engolir;
· Emagrecimento acentuado;
· Dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço);

Prevenção:

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.
Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

Tratamento:

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.


fontes:
http://www.colgate.com.br
http://www.inca.gov.br

Imagem: www.willyvirtual.com.br