ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 3 de maio de 2010

Saúde Bucal dos Bebês

Amamentação:
A amamentação nos primeiros seis meses é indispensável. Dentre as razões que sustentam essa afirmação, uma das mais conhecidas é que o leite materno fornece os nutrientes e anticorpos de que o bebê necessita. Mas uma razão muito menos conhecida do grande público é que a sucção exercida pelo bebê sobre o peito materno tem um papel fundamental no desenvolvimento da mandíbula da criança.
Para mamar nos seios da mãe, o bebê precisa movimentar a mandíbula para sugar o leite, enquanto a amamentação por mamadeira elimina esse esforço e acaba atrapalhando o desenvolvimento. Além disso, quando da opção pelo uso da mamadeira, esta deve obedecer a um princípio que pode parecer sem importância, mas não é: o tamanho do furo no bico. A boa mamadeira, quando virada para baixo, deve gotejar nunca esguichar o leite. Por quê? É simples: um furo muito grande deixa passar líquido demais. Para não se afogar, o bebê joga a língua para frente e para cima e aperta o bico. Esse movimento anormal da língua pode provocar hábitos errados de deglutição que, por sua vez, podem resultar numa arcada malformada.

Chupeta:
O uso de chupeta ortodôntica é o que poderíamos chamar de um mal menor, pois esse produto, apesar de não atender a todas as especificações, provoca menos deformações que a chupeta comum. O importante, neste assunto, nem é o tempo durante o qual a criança usou a chupeta, mas sim, saber se ocorreu alteração na deglutição e se esta precisa ser corrigida para não provocar, mais tarde, defeitos e malformações muito mais difíceis de eliminar. E isso é válido também para a sucção de polegar, isto é, fazer a criança parar de chupar o dedo não garante que ela voltará a mastigar e engolir de uma maneira natural. Para diagnosticar esse mau hábito e corrigi-lo, o indicado é procurar um Ortodontista.

Flúor:
Durante a gravidez, um dos cuidados que a mamãe deve observar é não tomar qualquer medicamento que contenha flúor, para evitar a fluorose (manchas nos dentinhos da criança). E muita atenção: o uso de medicamentos à base de Tetraciclina durante a gravidez e a infância também provoca manchas escuras nos dentes que não poderão ser removidas posteriormente.

Alimentação:
À medida que a criança cresce, é importante fazer com que ela coma alimentos fibrosos e inteiros. As papinhas, purezinhos e outros alimentos cortados em pedacinhos devem ser, aos poucos, abandonados em favor daqueles mais inteiros, pois, para que a arcada dentária e os músculos se desenvolvam, é necessário que a criança morda e mastigue.Assim, comer alimentos excessivamente triturados não estimula a evolução normal dos dentes e de sua arcada.Tudo que não é utilizado para aquilo que foi criado, atrofia, enfraquece-se.Uma curiosidade: é o diastema (espaço entre os dentes). O correto é a criança ter dentes bem separados na primeira dentição, e não o inverso. Caso eles se apresentem emparelhadinhos, nessa época, atenção: problemas à vista. É que, quando vierem os dentes definitivos, eles poderão não encontrar o espaço de que necessitam para se desenvolverem sem deformações. Por isso, cuidado, mamãe: dentes muito juntinhos na primeira dentição? Procure imediatamente um profissional que a orientará e realizará o tratamento necessário.

Higiene oral:
Após a amamentação, é importante limpar bem a boquinha da criança. Faça isso utilizando uma gaze ou pano umedecidos em água filtrada ou ainda dedeiras com pequenas cerdas parecidas com as da escova de dentes. Esse cuidado, a esterilização da mamadeira e a higiene geral ajudam a evitar o aparecimento do "sapinho" (espécie de aftas brancas ou amareladas provocadas pela acidose), bem como das boqueiras e do herpes; se, apesar dessas precauções, quaisquer dessas anomalias ocorrerem, será preciso consultar um médico. Outro conselho que pode impedir o aparecimento desses pequenos problemas é alertar os adultos para que lavem bem as mãos antes de brincar com a criança.

Observados esses conselhos básicos, seguidas cuidadosamente essas orientações, tenho certeza de que seu filho, no que se refere a boca e dentes bonitos e bem-formados, vai dar muito o que falar!


fonte:Drª Marisa Bertolaccini(Ortodontista)http://www.alobebe.com.br
Imagem: http://www.tekatun.com