ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maus Hábitos - Chupeta

Pesquisas feitas por profissionais especializados dizem que:
· As crianças que chupam chupeta têm menor ocorrência de problemas com a má oclusão;
· Quando as crianças chupam chupeta, geralmente não tem o hábito de sucção digital;
· Quando a chupeta é tirada repentinamente, a criança geralmente passa a chupar o dedo;
· Se o hábito de chupar o dedo seja deixado até os quatro anos, problemas com a má oclusão serão corrigidos naturalmente. Caso contrário, é preciso procurar o dentista;

Bebês pré-termo (com menos de 37 semanas), hipotônicos e/ou que apresentem dificuldade para sugar seio materno, podem beneficiar-se do uso da chupeta, desde que esta seja ortodôntica e utilizada com o monitoramento de profissional habilitado para treino de motricidade oral.
Para os bebês nascidos de termo (37 a 40 semanas), que não apresentem dificuldade para amamentar, minha sugestão é que evitem o uso da chupeta, principalmente, nos primeiros dias de vida, pois o bebê poderá fazer confusão de bicos (seio materno x chupeta) e apresentar dificuldade para sugar seio materno.
Além disso, o uso da chupeta não ortodôntica, pode propiciar alterações da arcada dentária e conseqüentemente dificuldades na fala.
Para as mamães que já “caíram” na tentação do uso da chupeta e/ou para as que estão propensas a “cair”, sugiro que ofereçam somente chupeta ortodôntica para que essa sua pretensa aliada não transforme-se em vilã.


fontes: http://www.hospitalgeral.com.br
http://guiadobebe.uol.com.br Por: Tania A . Lopes Cardoso(Fonoaudióloga)
Imagem:http://www.cuidardebebe.com