ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





terça-feira, 4 de maio de 2010

Facetas de Porcelana

Facetas laminadas de porcelana, ou simplesmente facetas, são restaurações que envolvem apenas a face vestibular (frontal) dos dentes para melhorar sua aparência e reparar danos.
As facetas podem ser usadas para melhorar uma ampla gama de problemas dentários estéticos. Elas podem clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes (diastemas), "corrigir" um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial.
As facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua auto-confiança. Nas décadas de 20 e 30, atores, atrizes e outros artistas chegavam ao extremo de extrair seus dentes e colocar dentes postiços para melhorar seus sorrisos. Felizmente, esse procedimento radical deu lugar às facetas, uma técnica bem menos invasiva. As facetas são o segredo por trás dos sorrisos arrebatadores que vemos nas telas de cinema.
A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.
O procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte. Então, o dentista tira moldes da boca e coloca facetas temporárias para o paciente usar enquanto as permanentes são fabricadas. O procedimento de remoção de esmalte normalmente leva de uma a duas horas e meia.
Depois, o laboratório cuidadosamente esculpe as facetas na porcelana. Em cerca de duas semanas, elas estão prontas para que o dentista as prenda na parte frontal dos dentes. Este processo melhora a força e a aparência dos dentes.
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.
Não há dúvidas de que facetas são uma opção excelente, mas e o preço? Isso depende muito de quantas facetas são necessárias para produzir os resultados desejados. Na maioria dos casos, um mínimo de seis facetas são necessárias, e elas costumam ser colocadas nos seis dentes superiores frontais, do canino da direita ao canino da esquerda.
As facetas de porcelana são mais caras que as de resina, uma vez que duram mais tempo. Desta forma, pode-se corrigir a posição dos dentes sem tirá-los do lugar. Esta técnica é conhecida entre os especialistas como “maquiagem corretiva”.
A atriz Daniele Suzuki, a Dra.Ellen de Viver a Vida, da Globo, optou pelas facetas. Ela fez o tratamento tradicional. Uma fina capa de porcelana é cimentada sobre o dente levemente desgastado. A artista ficou tão satisfeita, que se tornou garota-propaganda da Nobel Biocare, multinacional sueca líder mundial de Odontologia Estética e Reabilitadora.
“Adorei. Agora estou sorrindo com mais freqüência e mais confiante para falar, sorrir e trabalhar. Foi a melhor coisa que eu fiz”, garante a atriz.
O dentista Marcelo Kyrillos, especialista em Odontologia Estética, que cuidou do sorriso de Suzuki, diz que o tratamento pode ser feito em cinco consultas. Em um mês, o sorriso novo está pronto.
Para o dentista, é importante levar em consideração a harmonia em relação 'às linhas dos lábios, gengivas e de todo o rosto'. “Através de fotos, fazemos uma análise de fora para dentro, para que dentes e face fiquem em harmonia no conjunto”, diz o especialista.

Mas, lembre-se: manter a boca saudável depende de você. O mais importante são os cuidados básicos: escova e fio dental neles! Depois, é só sorrir.


fontes:
http://saude.hsw.uol.com.br/ Por Dr. Jerry Gordon - traduzido por HowStuffWorks Brasil
http://ofuxico.terra.com.br
Por Adriana de Castro (jornalista e apresentadora de TV)
Imagem:http://ofuxico.terra.com.br