ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gripe A (H1N1)


O que é a Gripe H1N1?

A gripe A é uma doença infecto-contagiosa que afeta o nariz, a garganta e a árvore respiratória, provocada por um novo vírus da Gripe, o designado vírus da gripe A(H1N1).

Como se Transmite?

A Gripe A transmite-se de pessoa a pessoa, através do contato com indivíduos doentes, desde os primeiros sintomas até cerca de 7 dias após o seu início, ou do contato com objetos ou superfícies contaminados pelo vírus.
O vírus encontra-se presente nas gotículas de saliva ou secreções nasais das pessoas doentes, podendo ser transmitido através do ar, em particular em espaços fechados e pouco ventilados, quando as pessoas doentes tossem ou espirram no interior desses espaços.
O vírus pode, também, ser transmitido através do contato das mãos com superfícies, roupas ou objetos contaminados por gotículas de saliva ou secreções nasais de uma pessoa doente, se posteriormente as mãos contaminadas entrarem em contato com a boca, o nariz ou os olhos. O vírus pode permanecer ativo em superfícies ou objetos contaminados entre 2 a 8 horas.

Principais Sintomas:

Os principais sintomas são semelhantes aos da gripe:
.Febre
.Tosse
.Dores de garganta
.Dores musculares
.Dores de cabeça
.Arrepios de frio
.Cansaço
.Diarréia ou vômitos; embora não sendo típicos da Gripe comum, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1).

Prevenção:

Para se proteger da Gripe A você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1. O medicamento Tamiflu tem sido utilizado no combate da Gripe Suína, porém somente deve ser ingerido se prescrito por um médico.
Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 estão instalados, mas são 100% eficientes. Lave sempre as mãos com sabonete e evite colocar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos e ainda evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados.
Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da Gripe A H1N1.

fontes: http://www.ciul.ul.pt
http://www.noticiaki.com
Imagem:http://www.semsa.manaus.am.gov.br