ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gripe A: Prevenção No Consultório Odontológico

Apesar de não haver muitos sinais de que a pandemia da Gripe A esteja bem controlada, agora já há mais informações sobre como prevenir a transmissão do vírus H1N1 e quais as primeiras medidas que devem ser tomadas em caso de suspeita e de confirmação. Além de divulgar e reforçar estas informações, a ABO (Associação Brasileira de Odontologia)orienta sobre os cuidados específicos para a prevenção dentro do consultório odontológico, com base nas opiniões e pareceres de especialistas em Biossegurança e de entidades e órgãos de saúde e sanitários.
O Cirurgião-Dentista e demais profissionais que trabalham com ele mantêm um contato muito próximo dos pacientes durante o atendimento, o que cria oportunidades para que o vírus da Gripe A seja transmitido, assim como o da gripe sazonal, já que são doenças transmitidas por aerosóis. Diante deste risco, a recomendação ao Cirurgião-Dentista é adiar a consulta do paciente que é caso confirmado da gripe, ou tem sintomas, e encaminhá-lo ao médico.
O atendimento eletivo deste paciente pode esperar até que ele se recupere e não esteja mais infeccioso.
Da mesma forma, os profissionais com os sintomas devem abster-se de realizar atendimentos.
Este paciente deve ser identificado logo na recepção, para que seja solicitado que use a máscara cirúrgica e também oferecido a ele lenços, caso necessite.

Atendimentos Urgentes

Mas o que fazer se um paciente com sintomas ou que seja caso confirmado da Gripe A solicitar atendimento odontológico por estar com dor?
O ideal seria realizar a consulta em um ambiente preparado para isolar infecções pelo ar, o que pode ser encontrado em hospitais.
Mas será difícil conseguir essas condições, além do Cirurgião-Dentista precisar de treinamento especial para usar estes equipamentos.
Mas ainda assim o atendimento deve ser adiado, principalmente de pessoas já confirmadas com a gripe. Se ocorrer, é possível controlar a dor dental do paciente com analgásicos, antiinflamatórios e antibióticos, até que ele se recupere da doença.

Atenção no consultório, sempre

Além destes cuidados destacados contra a Gripe A, o Cirurgião-Dentista e sua equipe devem também seguir os protocolos de Biossegurança já conhecidos na área.
O uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), a lavagem frequente das mãos são as medidas mais destacadas.Caso a cadeia asséptica se quebre, existe risco de contaminação cruzada no consultório odontológico, e não apenas pelo vírus H1N1.

Em caso de suspeita...

Se atender algum paciente suspeito de ter contraído o vírus H1N1, o Cirurgião-Dentista deve orientá-lo a procurar atendimento médico, de preferência em algum Hospital de Referência.
Os casos suspeitos também devem ser notificados imediatamente à Secretaria de Saúde Municipal e/ou Estadual. A notificação pode ser feita pelo Disque Notifica (0800 61 1997), pelo e-mail notifica@saude.gov.br, ou no site do Ministério da Saúde, clicando no banner Influenza A (H1N1) e depois no Notifique Aqui. É prudente também anotar as informações do paciente, como nome, endereço, telefone, e-mail, para localizá-lo facilmente, se ele não se apresentar ao hospital indicado.
Além de encaminhá-lo ao local correto para diagnóstico e pronto tratamento, o Cirurgião-Dentista, enquanto profissional de saúde, deve esclarecer seus pacientes em relação aos sintomas da doença e quais medidas devem ser tomadas.

Maiores Informações:

Ministério da Saúde: www.saude.gov.br
Secretaria de Vigilância em Saúde: www.saude.gov.br/svs
Anvisa: www.anvisa.gov.br

fonte:http://www.abo.org.br/
Imagem:www.redeuniao.com.br