ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA

"A Saúde Começa Pela Boca!"





Blog destinado a pacientes e profissionais da Odontologia. Com informações sobre prevenção,tratamento dentário ,estética,implante,humor,curiosidades,novidades,entre outros.





SEJAM BEM-VINDOS!





segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maus Hábitos - Chupar Dedo (Sucção Digital)

O hábito de chupar o dedo não é responsável por modificações dentárias e nos maxilares, como a má oclusão dentária, o estreitamento do arco maxilar, a mordida aberta, a dificuldade de ingestão, entre outras.
Quando está chupando o dedo, a criança faz um grande esforço neuromuscular, com os dentes, a garganta, a língua, os músculos orofaciais e outras estruturas. Quanto maior for a freqüência da sucção digital, maiores serão as modificações dentárias. Este costume não é dado como prejudicial até os quatro anos, mas se persistir após esta idade é recomendável que os pais procurem o dentista para tratamento e acompanhamento clínico odontológico, e para avaliar a necessidade de tratamento ortodôntico.
Os motivos que levam uma criança a chupar o dedo ainda não são conhecidos pelos especialistas, mas eles ressaltam que os pais são de suma importância para a prevenção deste problema. E é fundamental que a criança viva em um ambiente familiar saudável. As últimas pesquisas revelaram que, quanto maior for a timidez, maior será a intensidade do hábito de chupar dedo. Se o hábito persistir, não hesite em consultar o dentista e, se for o caso, um psicólogo.

fonte: http://www.hospitalgeral.com.br

Imagem:http://www.jatiacy.wordpress.com